sábado, 24 de setembro de 2011


Os poderes da magia 

















Abra te Sésamo ou abracadabra? Não, não, não. Nada disso. “Reabra-te JBS”, seria a para-frase da manhã de hoje.
Muitos são os esforços desprendidos por políticos e cidadãos comuns. Atos e ações louváveis. Contudo, quem está com a palavra, última palavra, é o JBS/Friboi, um dos maiores produtores de carne do mundo.
Apesar do governo de São Paulo concordar, em tese, com redução tributária, a pecuária regional não oferece gado para abate que supra a demanda da unidade epitaciana. Por outro lado, a legislação não permite que animais para abate sejam transportados, em caminhões, a distancias superiores a 300 km .
Antes, os fazendeiros de SP levavam os bezerros desmamados para recriar no Mato Grosso do Sul – MS -, em pastos nativos, cerrados e campos. Obtinham crédito de ICMS na ida. Depois de dois anos voltavam com os bois, erados, para invernar em SP porque a pastagem era boa, capim colonião, por exemplo. Na operação de volta, resgatavam o crédito do ICMS.
Eis que surge a brachiararia decumbes que se desenvolveu muito bem no cerrado e contribuiu com a formação de pastagens no MS.
Depois veio o Fundersul, imposto criado pelo governador Zeca do PT, que incide sobre gado transportado em estradas estaduais. Com esse recurso, o governador asfaltou a maioria das estradas estaduais. A energia chegou e junto com ela o progresso geral do estado, com instalações de frigoríficos e curtumes.
O melhoramento genético do rebanho e os confinamentos também contribuíram para a evolução da pecuária de corte no MS.