domingo, 13 de novembro de 2011

Tradição

Colonia Arpad realiza 5ª Cavalgada


Acaba de passar pela rua São Paulo, a 5ª Cavalgada da Colonia Arpad, com mais de 300 montarias em cavalos, bois, burros, petiços, "carroças de som" , carruagens e charretes. O cortejo montado desceu pela av. Presidente Vargas e ganhou as ruas da cidade rumo a Colonia Arpad, patrimônio histórico da região, que fica no município de Caiuá. Lá, um churrasco, por adesão, é servido à cavaleiros e amazonas.Destaques para as comitivas organizadas, da Estância Mello, representada pelo Toninho Melo e seus familiares, a quem Epitácio deve respeito quando se trata de preservação das tradicionais comitivas. Era o ciclo do gado que contribuiu para o desenvolvimento da região, principalmente de Presidente Epitácio, de onde partiam comboios de vagões carregados de bois, oriundo do Mato Grosso, para os frigoríficos do Estado.A travessia do rio era feita em balsas do Serviço de Navegação da Bacia do Prata. Lembramos do seu Tunes, (pai de Toninho Mello) Tio Quim ( pai do Wilson Tiquim), Sebastião Paulista e outros que tinham nas comitivas suas profissões e delas tiravam o sustento de seus familiares. Era em lombos de burros, que se viajava; nas bruacas que se levavam os alimentos; nos alforges, as vestimentas; no doble, as capas coqueiro e a rede. O laço, o maneador, o caco carumbé ou banana; tralha de cabeça em tranças artesanais, ornada com argolas alpaca ou corneta. Estribos e loros, láticos e contra-láticos, chincha e travessão bem resistentes para a possibilidade de laçar e chinchar um bagual. Bacheiro e carona para o lombo do animal, bons pelegos para o conforto do assento e para forrar a rede à noite, nos pousos. No bolso da baldrana,a matula, o pedaço de fumo e o binga de dois fuzis, abastecido com gasolina; as vezes, uma gaita harmônica, erva mate, guampa e bomba para o tereré. A goiaca, cheia de balas e o Colt Cavalinho, niquelado.José de Orácio,(pai da Vera, da Lilaléia e do Luiz Boiadeiro), espantava suas mágoas tirando frases musicais em uma folha de laranjeira. É muito importante ver os filhos de Marlan, de Adriano e de Claudia, todos Mello, participando das cavalgadas e aprendendo a gostar de coisas honestas e saudáveis. É muito bom bom poder dar só bons exemplos aos nossos descendentes.
NR: Nossa homenagem vai para as famílias de Zico Bueno, Zé de Orácio, Cantalício, Nabor, China, Zé Serafim, Dito Serafim e outros que, no momento, a memória não alcança. Eles eram condutores de bois, via estrada boiadeira. Eu também tive meus dias de comitiva e minha vida rural, dos quais recordo com saudades.

Informação

Banca da Praça fica melhor


Passando pela praça "Antônio Marinho de Carvalho Filho", (Matriz de São Pedro),ontem a noite, percebemos uma movimentação. Curiosos, voltamos para conferir e ficamos sabendo que a Banca da Praça estava melhorando suas instalações. O quiosque antigo foi substituído por um mais moderno e amplo. Parabéns ao proprietário.

Fest Tur 2011


É de Sto Anastácio a 

MISS TURISMO OESTE PAULISTA

Entre 18 candidatas, Ráissa Beluzzo, representantes de Santo Anastácio, venceu o concurso Miss Turismo Oeste Paulista, realizado sábado, dia 13, no parque "O Figueiral" em Presidente Epitácio, como atração do Fest Tur 2011. 
Os desfiles foram acelarados por causa da ameaça de temporal. Fortes rajadas de vento, sem chuvas, atingiam o palco no qual estavam os jurados.