quinta-feira, 29 de março de 2012

Cidadania


Empregos sim; presídios não

Hoje recebi, em casa, a visita do amigo João Mangolin e conversamos, por momentos, sobre a possibilidade de Epitácio ter uma unidade prisional.
O presidente da Associação  Ações de Cidadania de Presidente Epitácio, sr. João Mangolin, diz que, nesse momento, não está descartada a ideia de se construir uma unidade prisional, em nossa cidade, o que ele é contra.  Mangolin é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processual; trabalha há 21 anos como agente prisional no estado de São Paulo.  Ele comenta que há dias se encontrou com um vereador epitaciano, ocasião na qual o político lhe disse que pediria ao prefeito que aceitasse a construção de uma unidade prisional no município. A reação imediata sobre o projeto do vereador foi negativa.  Mais tarde, na condição de presidente da “Cidadania”, percebeu que estava certo por vários motivos. Disse que familiares dos presos que os visitam já trazem tudo de sua cidade de origem dada a distancia que os presídios ficam do centro urbano e comercial. Que uma unidade prisional é tocada por, no máximo, 200 funcionários concursados, dentre eles alguns epitacianos. Mas que os mesmos são obrigados a respeitar as regras para o processo de transferência.
Quanto aos aspectos negativos, Mangolin comenta que algumas famílias de presos se mudam para a cidade onde o seus parentes cumprem pena. Que a sociedade, na maioria das vezes, não emprega pessoas ligadas aos encarcerados. “Você contrataria uma doméstica ou babá, desconhecida, e que tem o namorado ou marido preso?” – questiona. Isso, segundo ele, contribui para o aumento dos pequenos delitos e atrai atenção para a possibilidade de assaltos à mão armada e outros crimes, mais violentos, como sequestros-relâmpago, assaltos a pousadas, sítios, chácaras e fazendas. 

Confapesque 2012

Isso é Atividade Pesqueira
Nas pessoas dos "tiozinhos" da vila Palmira, que descem a rua Aracaju, rumo ao barranco,  realizaremos nossas ações de hoje em defesa da Confapesque 2012 - Conferencia sobre Atividade Pesqueira - que se realizará, nos dias 28 e 29 de maio, em Presidente Epitácio.