terça-feira, 24 de abril de 2012

CDHU - UTILIDADE PÚBLICA


CDHU esclarece: 
"não estão abertas inscrições para casas populares"

O agente municipal da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em Presidente Epitácio,sr. Hans Doescher, esclarece que no momento não há e não estão abertas inscrições para casas populares no município.
Pessoas irresponsáveis e inescrupulosas estão divulgando entre a população mais simples e menos esclarecida que a CDHU abriu inscrições para a aquisição de novas casas populares, o que não é verdade.
A CDHU esclarece ainda que assim que for liberada a inscrição para novas casas populares no município, serão divulgadas as datas e locais onde os interessados poderão fazer  as inscrições. Mas no momento não existe nada de concreto sobre o assunto.

O que será Confapesque 2012


Entenda a Confapesque 2012

A Conferência sobre Atividade Pesqueira – Confapesque 2012 – que será realizada em Pres. Epitácio, nos dias 28 e 29 de maio, será um encontro técnico, elaborado pela Aestur - Associação dos Empreendedores em Serviços de Turismo de Presidente Epitácio e Região.  São realizadores desse evento, pelo lado governamental: os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). Temos ainda como convidado especial o Ministério da Marinha, que possui Delegacia no município e opera na fiscalização em águas continentais de controle da União, caso do lago reservatório da UHE “Sergio Motta”/ rio Paraná.
Sintetizando
A Confapesque 2012, sem pensar em proibições, terá público limitado, tratará da Atividade Pesqueira praticada entre a jusante da UHE “Souza Dias” e a montante da UHE “Sergio Motta”. Nela, os setores envolvidos discutirão, tecnicamente, a regulamentação, ordenamento, fomento, controle e fiscalização da atividade, desde a isca até o parque industrial. Observa o desenvolvimento de políticas de incentivo aos empreendedores de turismo de pesca, exploração sustentável dos recursos naturais nos campos da recuperação e preservação, como alternativas de geração de emprego e renda. Essa lógica enxerga o peixe ou pescado como recurso. Envolvimento da sociedade cível organizada, principalmente os movimentos sociais, reassentados (cesp), assentados pela Reforma Agrária que detêm a posse de parcelas de terras propícias á instalação de tanques escavados. Uso da lamina d’água (lago), com responsabilidade ambiental, para instalação de tanques-rede. Contempla no recorte Indústria Verde, a instalação do parque industrial aquícola ou pesqueiro, partindo do cultivo e as florestas comerciais sustentáveis contemplando espécies nativas como o Guanady, para instalação de parque moveleiro, habitação, barracões, pré-fabricados e carpintaria naval.
Participação
As conferencias, pelas Normas Regulamentares, têm a prerrogativa de gerar documentos que norteiam a criação de leis e ordenamento das mesmas. Na Confapesque 2012 não será diferente. Após os debates será construído documento a ser assinado pelos prefeitos de 64 municípios participantes. Dos prefeitos e vereadores espera-se, no mínimo, a presença. Eles deverão enviar secretários de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente e ou técnicos especialistas nas atividades que serão debatidas.