domingo, 5 de fevereiro de 2012

CONFAPESQUE 2012 - Presidente Epitácio


AESTUR fará Conferencia Sobre Atividade de Pesca
Gui Duque (esq), da Informegui Comunicação e
Dr. Eduardo Schebuk (dir), presidente da Aestur, na Pousada Orla do Sol





Está marcada para ocorrer nos dia 14 e 15 de março de 2012, na Estância Turística de Presidente Epitácio – SP, às margens do rio Paraná, (650 km da capital), a Conferência Sobre Atividade Pesqueira – CONFAPESQUE 2012. A reunião foi elaborada e organizada pela AESTUR – Associação dos Empreendedores de Serviços Turísticos e Meio Ambiente de Presidente Epitácio e Região –, entidade presidida pelo Doutor em Ciência Econômicas e Engenheiro Elétrico Eduardo David Souza e Silva Schebuk, ou simplesmente Schebuk, como ele prefere ser tratado. A CONFAPESQUE 2012 é uma articulação de parceria com a ANEPE - Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, Federação Paulista de Pesca Esportiva, Revista Pesca e Cia, Programa de Pesca Esportiva Pescaventura, Kalua Barco Hotel.

Documento - Dessa reunião será extraído documento, assinado pelos atores envolvidos, papel que será encaminhado aos órgãos competentes para providencias legais e atendimento prático e efetivo da pauta reivindicatória. O debate abrange todos os seguimentos da Pesca, como sustentabilidade ambiental, educacional e socioeconômica, incluindo-se os assentados pela Reforma Agrária do INCRA e ITESP, além dos reassentados pela CESP.Os atores envolvidos são: governo federal, paulista e sul-mato-grossense, através de seus ministros da Pesca e Aquicultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes, secretários e técnicos tanto do governo federal como estaduais (MS/SP) e municipais no entorno do reservatório da Usina Hidroelétrica “Sergio Mota”, como também estão presentes os Ministérios Público Federal e Estadual SP e MS, a sociedade civil, entidades associativas, empresas ligadas aos setores da pesca Profissional, Artesanal e Amadora e do Turismo.
Destaques
Destacará o turismo e seu leque de atrativos regionais, no que tange as bacias hidrográficas, biomas, gastronomia, com foco na qualificação, capacitação com perfil de cidadania e responsabilidade social. Isso se traduz no caminho percorrido pelo peixe, de alevino a alimento na mesa, passando pelo cultivo, fazendas de tanque-rede e tanque-escavado, nos moldes associativos e cooperativos. Vai da isca, aos petrechos, fomentando o turismo em suas nuances comerciais. Do pesque-solte, ao esporte e lazer náutico e turismo rural. Ai soma-se o universo da legislação pertinente, em busca de atualizações condizentes com os questionamentos atuais visando assegurar garantias aos trabalhadores, caso dos Guias de Pesca, pescadores amadores artesanais. Mais ainda, os empregados em pousadas, hotéis, bares, restaurantes cujo cardápio é, predominantemente, elaborado a partir do pescado e consumido por turistas da pesca, de passeio e visitação.

A abertura oficial do Encontro, com pauta pré-definida, será no anfiteatro municipal “João Brilhante”, na orla fluvial da cidade, que fica na via marginal “Juliano Ferraz Lima”.
O desenvolvimento prático e técnico terá lugar no anfiteatro da Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE –, unidade de Presidente Epitácio da UNIESP.
Interessados em detalhes da Conferencia devem enviar e-mail para confapesque2012@gmail.com.

Patrocinadores da CONFAPESQUE 2012:
Pousadas CURURU, Mãe D’Água, Orla do Sol, SAME, WAG, Recanto do Pescador, Hotel Fazenda Thermas de Epitácio, Hotel Itaverá.
Apóiam a realização:
Ministério da pesca e Aquicultura, Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente – IBAMA, Ministério Publico Federal – Presidente Prudente, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio, Pousada Paranazão, Pousada Pesca Tucuna, Pousada Pioneira (Paulicéia), Pousada HPT Lang (Paulicéia), Pousada Cururu 2 (Panorama), Marina Náutica Parati (Panorama), Colônia de Pescadores Jorge Tibiriçá Z24 – Presidente Epitácio, Colônia de Pescadores José Todé Z13 – Panorama, Colônia de Pescadores Porta do Pantanal Z13 – Bataguassú - MS , Pousada Paraíso da Pesca, Pousada do Neto, Pousada do Sol, Pousada Recanto do Tucunaré, Pousada Sossego, Pousada Berruga, Rancho Porta do Céu, Rancho Recanto do Pescador, Aquatur Pesqueiro e Pousada, Pescados Santa Paula, Fazenda de Cultivo de Peixe Panorama Bom Peixe, Associação dos Piscicultores de Presidente Epitácio – ASPIPER, Associação de Proteção Ambiental do Córrego da Anta – APA-RECA, Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar – APOENA, Episat Moveis e Eletrônica, Fórum  de Pesca Esportiva Pesca Nordeste, Portal Pesqueiro – IPESQUE, Portal do Peixe, Fórum do Pescador Esportivo – Caterva, BOLT Comunicação (Minas Gerais), Associação de Pesca Esportiva de Goiás – APEGO, AESTUR – Panorama, AESTUR – Pereira Barreto, Pousada Toca do Peixe (Bataguassú), Pousada Favaretto (Bataguassú), Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, Prefeitura Municipal de Panorama, Prefeitura Municipal de Paulicéia, Prefeitura Municipal de Bataguassú, Rede Globo – Campinas – EPTV – Programa Terra da Gente,  Instancia de Governança Regional do Turismo do Estado de São Paulo – Sol do Oeste, Programa de Pesca Esportiva Rancho do Pescador, Programa Pesca Esportiva Hora do Pescador, Portal Del Pesca Argentina e InformeGui Comunicação.

Instituições e Preconceito

Em curso da Policia/RJ, preto é traficante e branco é usuário...
Absurdo!

Posts de Sergio Cruz

Bom dia com a História: 
5 de fevereiro de 1938 - Filinto Muller, chefe de Polícia da ditadura Vargas, libera parecer contrário à imigração de judeus da Alemanha para o Brasil. Razões do veto: por não se dediacarem à agricultura, contrariando a política tradicional brasileira de fomentar a corrente migratória para o campo e por se dedicarem às atividades comerciais de baixa classe, desorganizando todo o comércio nacional nas cidades do interior. Filinto foi o mesmo que entregou Olga Benário (mulher de Prestes) à polícia de Hitler.
O colega Sergio Cruz, é jornalista no estado de Mato Grosso do Sul. É um conhecedor da história. Posta, diariamente, no facebook, essas notas sobre a história do estado do MS e do Brasil.