sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mia 55

Mia faz 55 anos: Felicidades, nobreza
Mia, tá parecendo capa de disco
Helvio Duque dos Santos, o nosso irmão "Mia", nasceu em 6 de janeiro de 1957 em Porto Tibiriça, distrito  que deu origem ao município de Presidente Epitácio. Em um Natal ganhamos, de papai Noel, aviões de guerra (replicas em plástico). Não demorou muito para a fuselagem das aeronaves se transformar em saxofones, as asas eram guitarras e formava-se o conjunto "Los Toquitos", filhos do TOCO, obvio, nosso pai. Alí, nossos pais começaram a descobrir nossas vocações e vieram os primeiros violões comprados no bazar o "Zé Barboa" que ficava em frente á Câmara ao lado do Foto Kuba.
Logo o Olegas entrou para a Polícia Militar, trabalhando em São Paulo e trazia, de lá, os discos da Jovem Guarda.
Aqui, recebia influência do seu Paulo Lopes, Arnaldo Xavier Duque, o "Zangão", Joaquim Soldado, maestro Francisco de Assis, "Chinha", da zabumba, Zé Martins, Osmar Leal, o "Bha", Adelson de Souza Queiroz, o "Cacho", entre outros que a memória não chama. Os primeiros palcos, programas de calouro do José Ramos Júnior, o "Zé Bolinha", reuniões festivas do Rotary, os festivais, circos e muito mais. É claro que tem mais. Ocorre que aqui é um ensaio da grande vida de músico, professor e maestro.

Grande Visita

Mamãe está em Epitácio
Outros familiares também estão por aqui
Leitores devem ter observado minha ausência ou distanciamento das noticias. É que recebi a agradável visita da minha mãe, dona Jacy Xavier Duque dos Santos, que reside em São Vicente, na baixada santista. Reservei alguns dias para colocarmos os assuntos em dia e discutir o planejamento para o curto período dos dias vindouros. Aguardem, teremos novidades. Pensamos em alicerçar o Instituto Tibiriça, para grantir que a nossa memória seja lembrada. Passarei uma semana com Adão Virgulino da Cruz, visitando pessoas e lugares que representam nossas origens.
Estive com o Amarildo Cruz, em missão familiar.  Apresentei á ele, o Eduardo Schebuk, presidente da Aestur, em conversa informal da qual pode render a instalação do frigorífico de peixe na margem sul-mato-grossense do rio Paraná. Conversamos, também, sobre política e eleições 2012. Nossa maior preocupação é com relação ao posicionamento do PT em Presidente Epitácio. O PT será excluído, naturalmente, dos palanques e alianças onde estiverem o PSDB, o DEM, o PPS e o Psol, independente dos nomes que representam essas agremiações. Mas a política epitaciana não se resume a estes partidos. Ao que parece, a direção epitaciana do PT está encontrando dificuldades para transitar em outros meios.