segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Preservação



Inicia-se a Piracema 2011/2012

Entre os dias 1º de novembro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012 ocorre o período de Defeso ou Piracema ( subida do rio), em águas da bacia do rio Paraná. É um fenômeno natural de reprodução de algumas espécies que sobem, anualmente, as correntezas dos rios para desovar em seus afluentes. A Polícia Ambiental alerta para um novidade: pescadores amadores deverão respeitar o limite de 10 kg de peixe, mais um exemplar. Contudo, nas duas situações, a pesca só poderá ser feita sem o uso de barcos. Além disso, o pescador deverá utilizar linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha. As iscas, tanto naturais, quanto artificiais, estão liberadas. Pescadores artesanais e profissionais devem respeitar a Instrução Normativa expedida pelo IBAMA.

Salão Unisex

Vitrine da Beleza

18 9629 9915

Corte e Escova
Maquiagem Definitiva
Sombrancelha com Henna
Quimicas em Geral
Depilação Egípcia

Rua Maceió, 12-40 - centro
Presidente Epitácio

Crime


Números de ocorrências

Polícia
ESTATÍSTICA DE OCORRÊNCIAS
Vejam os números de ocorrências policiais em Epitácio,  Venceslau e Santo Anastácio entre janeiro e setembro de 2011.

Presidente Epitácio
Homicídios - 2
Estupro - 17
Tráfico de drogas - 64
Roubo - 14
Furto - 447
Presidente Venceslau
Homicídios - 5
Estupro - 5
Tráfico de drogas - 81
Roubo - 10
Furto - 250

Santo Anastácio
Homicídios - 1
Estupro - 3
Tráfico de drogas - 21
Roubo - 2
Furto - 92

Defunto Inaugural

Quem matou Genésio?
Anos atrás, a primeira cova a direita de quem estra no cemitério "Horto da Igualdade" em Presidente Epitácio, era a de GENÉSIO, um morador de rua assassinado, a facadas, no albergue do Centro Social de São Pedro. Ele foi o defunto inaugural do cemitério. Na lápide, apenas o nome GENÉSIO; o indigente, assim mesmo, sem sobrenome.
O pedaço de granito branco, com o nome do tal escrito em grossas letras maiúsculas, em tinta preta, deveria estar lá até hoje por seu significado histórico: inauguração do Horto da Igualdade, o segundo cemitério de Presidente Epitácio. Fosse ele um defunto inaugural de renome, político ou que fizesse parte da "alta" sociedade epitaciana, asseguro que, pelo menos a lápide, teria sido preservada. Quem viveu naqueles anos conheceu  ou ouviu falar de GENÉSIO, morador de rua, de comportamento esquisito, personalidade que oscilava entre a loucura e  a insatisfação. Moreno, alto,  mal humorado, de cabelos e barbas longas, não se importava com os trajes, peculiaridade dos mendigos.Morreu na hora do jantar, ao discutir com outro andarilho que se hospedara no albergue, naquela tarde. Com relação aos registros de sepultamentos, alguns livros desapareceram, outros estão danificados, faltando folhas. Com eles, pelo desaforo, desrespeito e desleixo, se foram parte da história e da memória da nossa gente. Esta foi a segunda morte de GENÉSIO, a mais triste, que leva consigo a indignação do povo epitaciano pela falta de consideração com a história.