terça-feira, 29 de maio de 2012

Confapesque 2012



Governo, empreendedores 
e pescadores buscam acertos

Com a finalidade de avançar nas interfaces de turismo e da pesca, amadora e artesanal,  os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), e do Turismo, reuniram-se, (dias 28 e 29), em conferência, com os setores de empreendimentos turísticos e de pesca para debater a atividade pesqueira praticada no reservatório da UHE “Sergio Motta”.  Durante os dois dias um ciclo de palestras com temas esclarecedores nortearam o debate final para o ordenamento da pesca exploração do turismo em águas do lago da bacia do Prata. Questões importantes para o desenvolvimento da pesca, como a regulamentação da profissão do condutor de pesca também estão no texto final da conferencia. Estiveram presentes ainda pessoas ligadas aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ficou claro o desprezo por parte do governo do estado de São Paulo e dos municípios da região. Mas, o estado de Mato Grosso, convidou os organizadores da Confapesque para replicar o evento no pantanal abrangendo, no mínimo, três bacias. Ainda há divergências no que tange a cota zero para Tucunarés e Dourados, o que será deliberado á nível de governo com a presença das vertentes interessadas e técnicos dos setores envolvidos. É certo que a inserção das alternativas de geração de renda através do cultivo e processamento de pescado teve peso nas discussões e deve avançar com a instalação da Zona de Porcessamento de Exportação – ZPE -, em vias de se consolidar no município de Bataguassu – MS.
Para aqueles que acreditavam no fracasso da realização, o proprietário da pousada Manteiga – MT, Marcos Gluek, disse que “não se pode perder uma oportunidade destas, referenciando a presença dos ministérios e aproximação dos pescadores amadores e artesanais”. Á pedido dos ministérios o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram linhas de crédito para os setores participantes.
Agradecimentos
Ministério da Pesca e Aquicultura - Rosely Zerbinato, Kelven Lopes, Michel, Armando, Carlos e Fabiana.
Ministério do Turismo – Luis Delmon e Wilken Souto
Aestur  - Todos os associados, pela pessoa  e esforço de Eduardo Schebuk que, trajando bermudas e camisetas, de posse de um note book, articulou e conseguiu trazer a Confapesque para Epitácio. Também, da IGC –InformeGuiComunicação que há cinco meses se dedica a realização do evento. Tribo Show House, Tribo Vibe, Studio System, Leandro Paulo (Lê),  e LA Filmagens.