domingo, 4 de dezembro de 2011

Pedágios e Tucanos



A “fortaleza tucana” na mira
A eleição municipal de 2012 tornou-se um pouco mais a preliminar da batalha eleitoral para a Presidência em 2014. Embora a escolha de prefeitos e vereadores tenha impacto reduzido na disputa presidencial, dois competidores, PT e PSDB, travam um confronto iniciado com a vitória de FHC em 1994, que completará duas décadas no fim do atual mandato de Dilma Rousseff.
Para os tucanos, na vanguarda de uma oposição debilitada eleitoralmente, o resultado da competição municipal pode ter um efeito desastroso caso o PT, ou até mesmo um aliado dos petistas, conquiste a prefeitura paulistana. Em consequência, o PSDB se enfraqueceria muito para a disputa do governo estadual e poderia, assim, perder a principal base político-eleitoral do partido, cujo poder se projeta nacionalmente. Sem ela só restará, como expressão política influente, o enclave mineiro comandado por Aécio Neves.
Lula tem trabalhado firmemente na preparação desse assalto final, em 2014, ao governo paulista. É uma “fortaleza tucana”, guarnecida por poderoso batalhão de prefeitos vitoriosos na última eleição municipal, em 2008. Dos 645 municípios paulistas, o PSDB domina mais de 31%, seguido de longe pelo DEM e pelo PMDB. E, mais distante ainda, pelo PT (tabela). Esses números ainda não refletem a revoada de tucanos para o PSD do prefeito Kassab.
Esse sólido reduto eleitoral, no entanto, possui pontos vulneráveis. O mais importante deles é o desentendimento entre o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra. Eles têm visão diferente quanto à melhor maneira de enfrentar os petistas em 2012.
Serra tem especial preferência pelo nome de Guilherme Afif Domingos. Só que ele é vice-governador de São Paulo, foi articulador da campanha vitoriosa de Kassab à prefeitura em 2008 e, mais complicado ainda, é coautor do PSD.
Na segunda-feira 28 de novembro, Alckmin acabou com essa conversa. Reunido com os pré-candidatos tucanos à prefeitura da capital, o deputado federal Ricardo Tripoli, os secretários estaduais Andrea Matarazzo, José Anibal e Bruno Covas, ele não só reafirmou que o PSDB terá candidato próprio como marcou para março as prévias para a definição do nome.





Esses números são anteriores ao registro do novo partido, o PSD

Mas a disputa em São Paulo ainda tem algumas incógnitas: Serra não quer participar diretamente da eleição? Com que finalidade o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se filiou ao PSD?
Ainda convalescendo do tratamento de quimioterapia para combater um tumor maligno na glote, o ex-presidente Lula deve estar inquieto para voltar à ativa e terminar a costura que começou.
Depois de incentivar a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB), abrindo caminho para aliança no quase inescapável segundo turno, Lula afastou a desgastada candidatura de Marta Suplicy e, mais uma vez, “inventou” um candidato novo: Fernando Haddad.
Ao falar da eleição para a prefeitura paulistana, o ex-presidente mostrou o objetivo que tem com uma frase, quase uma palavra de ordem eleitoral: “Precisamos tirar mais musculatura deles”.
Para isso pretende botar o pé na estrada, em 2012, para reforçar algumas candidaturas estratégicas considerando fortalecer o PT e aliados e enfraquecer os adversários em algumas capitais e em várias cidades no ranking das que formam os maiores colégios eleitorais do País.

Sabesp

Eles vieram...
No refluxo, lavagem completa
Limpeza geral por onde escorreu sujeira
Por volta das 14h30, homens da Sabesp vieram desobstruir a rede de esgoto da quadra 21, da rua São Paulo. Eles argumentaram que a terceirizada, que fez os reparos da última vez, não possui equipamento adequado para desobstrução da rede. Disseram também que os entupimentos, na maioria das vezes, são provocados por descuidos dos usuários. Eles deixam cair desde roupas intimas até tubos de pasta de dente. Terra, folhas e raízes também contribuem para a obstrução do encanamento. Depois de efetuados os reparos eles lavaram a rua com esguicho forte na intenção de reduzir o mail cheiro. 

Indígenas no Brasil


Demandas dos povos e 

percepções da Opinião Pública

Apresentação


A pesquisa Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública mostra um retrato idealizado dos povos indígenas por parte da maioria dos/as brasileiros/as: baixo conhecimento sobre a realidade dos povos indígenas, sobre seus principais problemas e conflitos, sobre seus direitos e ameaças às terras indígenas. Traz ainda as percepções dos índios que vivem nas cidades em relação a temas como intolerância, preconceito e discriminação.
A Fundação Perseu Abramo, em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung, realizou em 2010 e 2011 uma pesquisa sobre indígenas no Brasil, em três módulos: ouviu 52 lideranças indígenas, aferiu a opinião pública nacional, com 2006 entrevistas distribuídas em todo o país, e ainda 400 índios não-aldeados, ou em aldeias em periferias urbanas. O primeiro módulo, qualitativo, será publicado em livro em 2012, o segundo e o terceiro estão sendo divulgados aqui:www.fpabramo.org.br

Sabesp

Mais 30 anos de porcaria
É a segunda vez, nesta semana
Refluxo na casa do usuário: que domingo....
Pela segunda vez, nesta semana,  estourou-se a rede de esgoto, na quadra 23 da rua São Paulo. Usuários telefonaram para a Sabesp e, diferente da conta que é instantânea, na porta de casa, eles pediram até 24 horas para refazer o serviço, pelo qual teremos que pagar novamente. Domingo, o pessoal das quadras 23 da rua São Paulo, 01 e 02 da Rio Branco terão que almoçar e jantar com o fedor produzido pelos dejetos que correm a céu aberto. É mais um dos serviços mal feitos  pela terceirizada da Sabesp. Esperamos que, nas semanas que virão, férias, festas de final de ano, possamos passar momentos agradáveis com nossos familiares, sem a catinga e a podridão dos esgotos. Não é de hoje, nem deste ano que isso acontece. Há anos, essa merda, de cheiro insuportável, corre pelas ruas e nada de solução.