Comercio sentiu o baque:
diz empresário
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Fabio, com amigo e funcionários
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Estabelecido há sete anos em Presidente Epitácio, Fabio
Martelli, empresário do ramo de móveis e eletroeletrônicos, a Episat Móveis,
diz que: “ nosso município foi, fortemente, prejudicado com o fechamento da
unidade da JBS Friboi, principalmente o comércio que perdeu mais de 1.300
consumidores, trabalhadores demitidos daquele frigorífico. Isso, sem
contabilizar as perdas indiretas”. A situação se agrava, de acordo com
Martelli, com as obras de reforma da ponte “professor Maurício Joppert da
Silva” que liga os estados de São Paulo e MS. “Ocorre que consumidores que
antes vinham dos municípios sul-mato-grossenses de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, por
exemplo, para prestigiar o comercio epitaciano Epitácio, estão evitando a
viagem. Isso por causa do sistema de tráfego de sentidos alternados e de mão
única que os deixam parados em fila enormes nas cabeceiras da ponte”- observa.
Martelli diz que a Episat Móveis emprega 38 pessoas, além
da mão-de-obra familiar e que para evitar demissões e superar a crise, implantou
a estratégia do comércio itinerante. Por ela montam-se pontos de venda
(showroom) fora do município (Caiuá, Agrovilas, Bataguassu), por períodos
curtos, de no máximo dez dias.
Sugestões
O empresário acredita no potencial do município e aponta
sugestões que podem alavancar a economia local em curto, médio e longo prazo.
Propõe a criação de parque industrial com campanha de incentivo e fomento a
instalação de pequenas e médias empresas, respeitando a vocação do município. Requer
investimentos em capacitação e qualificação da mão-de-obra e dedicação a
produtividade observando exigências do mercado.
Para exemplificar seus ideais, Fabio conta que em visita
a cidade de Guararapes conheceu pequenas fábricas de cadeiras de área, aquelas
enroladas com fios de nylon, cada uma empregando duzentas pessoas.
Diz que pretende instalar, aqui em Epitácio, uma fábrica
de estofados envolvendo cultivo de madeira (Guanandy) em assentamentos da
reforma agrária e parceria com entidades, que tenham objetivos ambientais que
visam a sustentabilidade.
Oportunamente, Martelli cumprimenta o consumidor pela
passagem do seu dia, comemorado anualmente em 15 de março.