terça-feira, 27 de setembro de 2011


Extraído de: Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região - 4 horas atrás


MPT investiga JBS por demissões em Epitácio

Campinas (SP) - O Ministério Público do Trabalho em Presidente Prudente instaurou inquérito contra o frigorífico JBS S/A pela demissão de cerca de 1300 funcionários da planta de Presidente Epitácio (SP), fechada devido à ineficiência fiscal do Estado, justificada pelo grupo pela alta taxa tributária praticada em São Paulo.

Segundo a procuradora Renata Botasso, o número de demitidos representa um golpe insuportável para os trabalhadores em um município do porte de Presidente Epitácio, que não será suficiente para absorver a quantidade de mão de obra desempregada.
Em todo o processo que culminou na dispensa dos trabalhadores, a empresa não teve o mínimo de preocupação com o destino dos mesmos, pois embora afirme que disponibilizará a transferência daqueles que desejarem, ou a realocação no mercado local, é certo que nenhuma dessas alternativas reflete, na realidade, uma condição benéfica aos ex-empregados, pois são, em sua maioria, pessoas simples, que não aceitarão a transferência para não ficar longe da família, e não conseguirão, em sua grande maioria, a realocação no mercado, em razão do porte do município, explica Botasso.

Trânsito, Velocidade e Perigo

Veículos andam rápido nas quadras 01, 02 e 03



Motos, carros, caminhões e até ônibus trafegam em alta velocidade, colocando em risco a integridade das pessoas, nas quadras 01, 02 e 03 das ruas Maceió, Aracaju, Belém, Rio Branco e Terezeina. O trecho mais perigoso fica entre a rua São Paulo e o inacabado “anel viário”, quarteirões pavimentados recentemente pela Cesp. Populares observam que “por enquanto as vítimas de atropelamentos são cães e gatos”. Pedem soluções rápidas no sentido de se instalar redutores de velocidade no local. Temem maiores prejuízos e até perda de vidas considerando que as vias citadas dão acesso às escolas “Waldir Romeo”, Sesi, Emefei “Semente do Amanhã” e “eng° Orlando Drumond Murgel”. Nem todos os pais podem levar seus filhos até a escola. Mas não é raro ver avós e pais, de bicicleta ou á pé, levando e buscando seus netos e filhos nas escolas. O movimento pode ser observado nos três períodos escolares.
No “anel viário” os riscos são maiores para os moradores da vila Martins que além de transpor a via férrea, atravessam a pista de alta velocidade , principalmente quem estuda no SESI e no EMEFEI. Estes últimos, atravessam na rotatória da rua João Pessoa, saída para Caiuá, Campinal e Panorama. Por ali trafegam caminhões de grande porte, muitos deles desviando dos caríssimos pedágios. 

Tirinha do dia.



Política
PSD cresce; DEM encolhe

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta segunda-feira (26) que o DEM terá seu espaço físico reduzido na Casa. A diminuição será, a princípio, proporcional ao encolhimento da bancada do partido, que deve perder deputados para o PSD --sigla que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tenta fundar.