terça-feira, 13 de março de 2012

FEIPESCA 2012


Aestur participa da Feipesca 2012

A AESTUR – Associação dos Empreendedores em Serviços de Turismo de Presidente Epitácio e Região -, esteve na Feipesca 2012, realizada na capital paulista entre os dias 8 e 11 de março. Nesta edição a feira foi aberta ao público como forma de atrair adeptos para o setor e com vistas à expansão de mercado. A abertura, segundo o presidente da Aestur, Eduardo Schebuk, ajudou na aproximação entre publico e meios de hospedagem, fabricantes de barcos, iscas, petrechos, contribuindo com a pratica da pesca esportiva.
Ele disse que Presidente Epitácio foi a única cidade brasileira que esteve presente a Feipesca 2012, via parceria celebrada entre prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio e AESTUR que representou, sócios e não sócios, pousadas, hotéis, ranchos, bares e restaurantes voltados para a Pesca Amadora, Esportiva e Recreativa.
Para a surpresa dos epitacianos, conta Schebuk, boa parte do público visitante conhece a localização de Pres. Epitácio bem como os atrativos oferecidos e outras maravilhas da região.
Foi apresentado, aos que visitaram nosso espaço de divulgação (Stand), que Presidente Epitácio é uma Estação de Veraneio, em atividade durante os 365 dias do ano. Portanto, receptiva o ano inteiro, estendendo-se o mérito, também, a região. Foi falado das muitas ofertas em hospedagem, gastronomia, aventura náutica, aventura terrestre, aérea, áreas de negócio, cultura, lazer, entretenimento e desenvolvimento ambiental.
Salienta-se que Presidente Epitácio, e região, são muito conhecidas pelos amantes da Pesca Amadora, Esportiva e Recreativa, o que não pode ser ignorado.
Conquista
A AESTUR através das Pousadas e Hotéis: CURURU, SOSSEGO, SAME, WAG, Paulão, Mãe D'água, Pesca Tucuna, Hotel Itaverá, Hotel Fazenda Thermas de Epitácio, Agencia de Turismo Receptivo Epipesca Fishing e Aquatur turismo garantiram um sucesso difícil de ser alcançado num evento por outra cidade.
Destaca-se que os epitacianos fizeram questão de evidenciar a região Oeste do estado de São Paulo e Leste do Mato Grosso do Sul, também presente na feira, no que foram elogiados.  O ação demonstra preocupação com o desenvolvimento turístico regional bem como a responsabilidade ambiental demonstrada ao expor que na região incentiva-se a pesca esportiva com ou sem pesca e solta. O importante, de acordo com Schebuk é conscientização do que se deve praticar entro da  atividade pesqueira, seja ela comercial ou esportiva. Presume-se que preservar  fauna, ictiofauna e flora em torno dos biomas lagos, represas, rios, riachos. “A captura de muitos peixes, - diz Shebuk -, não significa predação se a maioria for solta, principalmente os mais jovens ou os mais velhos para garantir sua perpetuação como espécie única e não miscigenadas”.
Agradecimentos
Agradecimentos pessoais ao Governo do Estado de São Paulo, através da empresa Turismo São Paulo, Ministério do Turismo, SEBRAE e Prefeitura de Presidente Epitácio, através do prefeito José Furlan que passou a entender a importância do Pescado como atividade fim para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental do município e da região. Ele entende que “não adianta fazermos propaganda e nos preocuparmos somente com Presidente Epitácio sem que nossos vizinhos tenham a mesma direção quanto ao único recurso natural explorável com sustentabilidade”.
Fatos a Registrar:
1) Impressionante a fama de Presidente Epitácio e de alguns empreendedores notadamente Paulinho Cururu, Vitor QDG, Edson/Vilma Sossego, Thermas Hotel Fazenda, Oscar Do Sol, Toninho Recanto Tucunaré / Pescador, Senhor Berruga, Senhor Daniel (Porta do Céu), Cleber da Paraiso da Pesca, Paulo da Paulão, Valdeci da Beira Rio (Valdeci), Zezinho e Shirley da Pesca Tucuna, Ricardo da Paranazão e da pousada Mãe Dágua como localização;

Lembranças de Eleições

Vai dar zebrão
Quando o Adhemar Franqueiro (Dhema) foi candidato a prefeito, sua campanha foi representada pela zebra, evidência da época por causa da Loteria Esportiva que era recente.
A musiquinha era: 
"Vai dar zebrão, vai dar zebrão, vai dar zebrão
Dhema e Jair vai ser a zebra da eleição"


Do outro lado rebatiam Elio Gomes e Carlos Pires:
"Lá vem o Elio Gomes, vencendo a eleição,
trazendo Carlos Pires, na garupa do zebrão.
Elio Gomes é bom peão, o Carlito muito mais.
Cortam zebra de espora, até de cara prá traz.


Aí tinha um desenho do Elio Gomes e do Carlito, montados na zebra, ocupando as posições citadas na letra da música.



Eleições 2008

Este passou em 2004 e 2008
Alguém estava tomando conta das bebidas. 
Por duas vezes, foi na garupa.
Dizem que "cavalo selado ou arreado só passa uma vez"

Eleições 2012


Este vai passar dia 7 de outubro
Quem você acha que vai montar?