quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prgoramas Sociais

"Bolsa Família" faz 8 anos



Somados às melhorias dos indicadores de saúde e de redução da pobreza e da fome, a permanência e o sucesso na escola evidenciam o impacto do Bolsa Família, que nesta quinta-feira (20) completa oito anos, com investimentos que totalizam R$ 76 bilhões nesse período.




Interessante

Sociedade Filarmônia 27 de março
Campeonato Municipal de Futebol de Salão
Anualmente disputava-se um campeonato de Futebol de Salão na quadra da Sociedade Filarmônica 27 de março, a única dotada de arquibancadas para receber o público. O certamne era disputado por equipes representantes de estabelecimentos comerciais, instituições e órgãos públicos. Tinha o time do Café Supremo, do Banco Financial, da Policia Militar, Comercial Oliveira (Toninho Moleiro). Também tinham equipes de "catação" como o União e o Independente. Destacaram-se Artur como goleiro, Pelezinho, Madrid, Cirção, Jurita, Guilherme Caravante, Valtinho e Maurinho, irmãos de Jesus Ribeiro, e outros tantos. As vezes, eu e o Bill, eramos escalados para atualizar o placar, painel de madeira com espaço para enfiar as tabuletas com numeração correspondentes aos gols marcados. O terceiro tempo era no Bar Haiti, ainda do Loemiro.Numa das finais, decisão do título entre Comercial Oliveira e Banco Financial; as arquibancadas estavam lotadas.Um tiozinho vendia amendoim salgado e paçoca em pó, embalados em cones de papel de pão. Era um tremendo barato. Mas nada mais impressionante do que eu fui capaz de fazer. Bola próxima da área, numa decisão, quando o jogador ia chutar um apito forte ecoou; partida paralisada. Todos olharam para os juízes. Um juiz olhou para o outro e perguntou,: "foi você?". Diante da negativa os dois olharam para os mesários e todos estarrecidos, me olharam. Seu Evódio, piolho de quadra,  veio apontando e afirmando: "foi você, eu vi". Eu havia paralisado o jogo decisivo no momento crucial.  Aquela cena e o silencio nas arquibancadas não me saem da memória.

Legislativo


Câmara, sessões e púlico

Nas eleições de 2004, elegeu-se vereador Ivaldo Sobral de Luna (PSDB), que na época cursava faculdade de Direito, no período noturno. Ao iniciar-se a 14ª legistaura no municpio de Presidente Epitácio as sessões da Camara que, historicamente, se realizavam as 20 horas, passaram a ser realizadas as 18h30, sugestão da “Certeza de Mudança”. Imaginamos que o horário das sessões foi mudado para que o então vereador Ivaldo, não faltasse faculdade. Como Ivaldo não é mais vereador exigimos do Legislativo municipal que as sessões voltem a ser realizadas as 20 horas. Que outras justificativas nos podem dar? Esse horário funcionou tão bem, durante 13 legislaturas. São apenas três sesões ordinárias por mês, dias 10, 20 e 30. Também não seria sacrfício para os edís, ja que o povo paga, e muito bem, pelo poucos minutos que trabalham nas três sessões mensais. Os trabalhos da Câmara sendo realizados as 20 horas, populares têm tempo de sair do serviço às 18 horas, ir em casa, tomar um banho e voltar para asistir as sessões. O horário de 18h30 contribuiria para a redução do público nas galerias da Câmara. Isso, facilitaria aprovação de projetos polêmicos e nos daria margem para pensar que os vereadores estariam fugindo a regra da lisura e transparência.    

Corrupção

Trecho do artigo de Leo Lince no "Correio da Cidadania"


"Usassem macacões como pilotos de corrida, parlamentares ostentariam na roupa as logomarcas dos patrocinadores: planos de saúde, educação privada, armas, tabaco, transgênicos, agronegócio, uma lista sem fim. Ao invés de valores ideológicos e programas partidários, o ordenamento da representação se faz pelo interesse puro das grandes corporações, como no ideário fascista de Mussolini." 
Prestem atenção nos vereadores que também recebem auxilio de empresarios, de amigos e que 'compram' votos em troca de bens e favores. Eles vendem o mandato que pertence aos eleitores e ao povo que, por sua vez, deveria ter consciência dessa realidade e do valor moral do seu próprio voto.