quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Feliz Aniversário LULA

Luiz Inácio Lula da Silva
 completa, hoje, 66 anos de idade

O PT de Presidente Epitácio, por seu vice-presidente, 
Gui Duque, felicita o presidente de honra do Partido do Trabalhadores, sr. Luiz Inácio Lula da Silva,  
pela passagem dos seus 66 anos

Fest Tur 2011


Reestrura-se a pista de Moto-Cross


Para a 1ª Copa Epitácio de Moto-Cross Challenge que ocorre dia 13, ás 14h00, durante o Fest Tur 2011, a pista do parque municipal “O Figueiral”, receberá  guard-rail em alguns pontos, cerca de arame liso e proteção com pneus.Visando garantir a segurança de pilotos e público, além de proporcionar melhor visão aos expectadores o trabalho vem sendo executado pela secretaria municipal de Obras, obedecendo normas tecnicas da Federação Paulista de Moto-Cross. A pista terá 1.600 metros de extenção, servirá de palco para  pilotos que virão de várias partes do Brasil. Alguns participaram da  20ª edição de Moto Cross, na cidade de Martinópolis.

Frutas


Goiabas, só goiabas
Poxa, quem quer saber se você gosta de, compra ou consome goiabas? Elas são deliciosas, mas não tão doces quanto aquelas do fundo do quintal, principalmente do quintal do vizinho. Dizem que pior do que achar um bicho na goiaba é encontrar apenas 1/2 bicho na fruta.
De polpa branca, rosada ou vermelha, a goiaba é uma fruta suculenta, perfumada e bastante apreciada pelos consumidores brasileiros. Originária da América tropical, possivelmente na área formada entre o México e o Peru, os relatos de sua presença em terras brasileiras datam de 1587. 

Estância Turística de Presidente Epitácio


Estamos às vésperas do Fest Tur 2011

O prêmio para o vencedor do Torneio de Pesca, será um motor de popa de 40 HP. Do  2º ao 5º colocados, barco de alumíio. Do 6º ao 10º lugar, motor elétrico. Mais brindes serão distribuidos aos participantes.
A vencedora do concurso Miss Turísmo Oeste Paulista levará o prêmio de R$ 10 mil.
Secretário de Turismo e a candidata de Martinópolis, Maisa Lopes
Com diveras atrações, entre 11 e 15 de novembro, a Estância Turística de Presidente Epitácio, realiza o tradicional Fest Tur, edição 2011. Como ocorre anualmente, o evento terá lugar no parque “O Figueiral”, localizado às margens do rio Paraná, na vicinal que liga a cidade ao distrito do Campinal.
Já na abertura, dia 11, o cantor gospel Regis Danese se apresenta no palco central, após “show” pirotécnico.
Os primeiros treinos livres para  MotoCorss estão marcados para as 9h00 de sábado, dia 12. Á noite, 21h00, será eleita a Miss Turismo Oeste Paulista,  que terá entre os  jurados a Miss Brasil 2011, Priscila Machado e o ator global André Gonçalves da novela recém terminada Morde e Assopra. 
No dia 13 de manhã, repetem-se os treinos livres de Motocross, e 13h00, ocorrerá premiação do Torneio de Pesca. As 14 horas, Copa Epitácio de Motocross e Festival Gastronômico com apresentação e degustação de drinks e coquetéis. Á noite, “show” com a dupla Conrado & Aleksandro.
 No dia 14, mais uma etapa do Festival Gastronômico, modalidade petiscarias/bares. Ás 21 horasshow” com a dupla Chitãozinho & Xororó.
No dia 15, soltura de alevinos e outra etapa do Festival gastronômico, apresentação/degustação de drinks e coquetéis; e também a premiação dos vencedores deste concurso.
O secretario municipal de Turismo Lourival Magalhães informa que as inscrições para o Torneio de pesca já estão abertas. Interessados podem procurar a secretaria municipal de Turismo, na quadra 5 da rua São Paulo, no Complexo Administrativo.
O estacionamento no parque “O Figueiral” e as entradas para os “shows” serão de graça.  Mais informações pelo telefone (18) 3251 8004 na secretaria municipal de Turismo.

Sociedade


Rotary faz “VI Costelão Recheado”

Centenas de pessoas pestigiaram o “VI Costelão Recheado” promovido pelo Rotary Clube de Presidente Epitácio, dia 9 de outubro, no buffet  Kabana, com renda revertida para APAE local. O evento faz parte do calendário anual de festividades rotarias em Epitácio, por isso ja é considerado tradição entre frequentadores e habituês. Rotarianos lembram que aquela ajuda  recebida na hora que mais se precisa, as vezes é concedida por quem vê nas ações sociais,  meios de resolver , pelo menos em parte,problemas da sociedade onde se vive através das pessoas com as quais se convive.  É ai que , no caso da APAE  epitaciana, entra o  Rotary Clube, de corpo e alma e  exemplo de voluntariado.
É proposta do Rotary, como precursor das ONGs,  avançar, cada vez mais, no sentido da fazer valer a responsabilidade social pertinente á sociedade civil organizada.
Ajudar a APAE, segundo o presidente do Rotary, Kleber Oliveira, “ é admitir que vale lutar contra as dificuldades da vida enquanto condição humana. Portanto, dedicação e desprendimento são virtudes indispensáveis quando se pensa o contexto social como regra”- salienta Oliveira.  Ele diz que vê nesses desafios o elo saudável  que mantém a unidade daquele clube de serviços  desde a sua fundação. 
Organização Rotary
Os rotarianos são hoje quase 1.300.000. Estão organizados em aproximadamente 30.000 clubes, disseminados em 168 países. Os clubes são coordenados pelos distritos, 530 ao todo, que, por sua vez, são orientados pela direção do Rotary International. No Brasil existem 56.623 rotarianos, 2.172 clubes e 38 distritos. Os sócios do Rotary reúnem-se semanalmente para planejar atividades de prestação de serviços. Os Rotary Clubs são autônomos, implementam os próprios projetos conforme as necessidades locais e os interesses e habilidades de seus sócios.

Conhecimento


Lançada segunda edição da 
História de Presidente Epitácio
Com direito a noite de autógrafos e dedicatórias, dia 8 às 20 horas, no anfiteatro “João Brilhante”, em Presidente Epitácio, ocorreu o lançamento da 2ª edição revista, corrigida, atualizada e ampliada do livro História de Presidente Epitácio, escrito por Benedito de Godoy Moroni. Segundo ele, foi um trabalho de pesquisa que exigiu anos de coletas, seleções e compilações.
A obra
Mostra o novo oeste paulista desde a época que ainda era chamado de “Terras devolutas não povoadas”, “Terrenos despovoados” e “Terrenos desconhecidos habitados pelos índios”. Traz a fundação de Presidente Epitácio, a primeira cidade da região e seu desenvolvimento até o ano de 2010. Nas suas 596 páginas com mais de 280 ilustrações e fotos, o livro permite ao leitor conhecer as dificuldades que os pioneiros enfrentaram para desbravar a região. Os índios daqui eram temidos e lutavam contra os brancos que ousavam penetrar nesta região. As locomoções pela região, como se percebe, eram dificílimas. Francisco Whitaker relata, em suas “Recordações”, que “carreiros e tropeiros não se animavam a fazer a travessia da mata, receosos dos ataques dos Coroados, sobre cujas façanhas, havia aqui estórias terrificantes”. Só com a abertura da Estrada Boiadeira, a região passa a desenvolver-se e, posteriormente, ocorrem as fundações de Presidente Prudente, Santo Anastácio e Venceslau, entre outras cidades.
Mesmo centrada na cidade de Presidente Epitácio, a obra, devido aos antecedentes que traz, é de grande valia para estudar-se e compreender-se a história das demais cidades do novo oeste paulista.
Tem-se, entre outros tópicos: a importância de Jan Antonin Bata para a região; a saga de húngaros, japoneses e paraguaios que ajudaram a construir a história; sítios arqueológicos; dados estatísticos; festas; o Campinal, monumentos e personagens.
Lançamento
O lançamento foi concorrido, contando com a presença das mais diversas pessoas, como amigos, conhecidos, antigos moradores, professores, alunos, diretores, secretários municipais, o vice-prefeito, o prefeito, o presidente da Câmara, membros da Ágape – Academia Geral de Artes de Presidente Epitácio e membros da diretoria da AVL – Academia Venceslauense de Letras. Durante a sessão de autógrafos, foram projetados documentos e fotos contidos no livro, com a devida legenda. Encerrando a noite, o autor em rápidas palavras, falou sobre o livro e fez seus agradecimentos. Em seguida houve um pequeno coquetel onde foram servidos salgados leves e bebidas aos presentes.
O preço do livro é R$ 49,90. No caso de remessa será acrescido o valor dos Correios. Pode ser adquirido através do email: godoy.moroni@uol.com.br.

Sociedade


Muita gente no “Jantar Italiano” do Lions
Em carater beneficente, o Lions Clube de Presidente Epitácio organizou “Jantar Italiano” realizado no dia 15, na sede do clube em Presidente Epitácio, com renda que será destinada a Partoral da Criança. Como resposta a sociedade epitaciana compareceu e se fartou dos mais variados pratos da cozinha italianaalém de apreciar um bom vinho. A noite entrará para a historia do,Lions de Epitácio e ja se projeta a edição 2012 do evento. André Ziemba (foto), presidente do Lions epitaciano, considera a iniciativa simples mas que valeu a pena enquanto realização experimental”. “Tomamos conhecimento do nosso potencial, o que nos credencias a seguir  nos aprimorando, para as próximas edições, com a ajuda de toda a equipe do Lions e apoio da comunidade epitaciana”. A diretoria do Lions informa que a renda dos eventos realizados pelo clube é destinada a entidades assistenciais do município, sempre escolhidas em reuniões que antecedem a promoção.
Lema Leonino
Os leões atendem às necessidades das comunidades locais e do mundo. Os mais de 1,35 milhões de sócios de nossa Organização Voluntária em 206 países e regiões geograficas são bem diferentes em diversos aspectos, mas todos acreditam no mesmo ideal: “a cmunidade é o que fazemos dela”. Em todos os lugares onde trabalhamos, fazemos amigos. Com crianças que precisam de livros didáticos, com idosos que precisam de transporte e com pessoas que talvez nunca conheçamos pessoalmente.