quinta-feira, 29 de março de 2012

Cidadania


Empregos sim; presídios não

Hoje recebi, em casa, a visita do amigo João Mangolin e conversamos, por momentos, sobre a possibilidade de Epitácio ter uma unidade prisional.
O presidente da Associação  Ações de Cidadania de Presidente Epitácio, sr. João Mangolin, diz que, nesse momento, não está descartada a ideia de se construir uma unidade prisional, em nossa cidade, o que ele é contra.  Mangolin é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processual; trabalha há 21 anos como agente prisional no estado de São Paulo.  Ele comenta que há dias se encontrou com um vereador epitaciano, ocasião na qual o político lhe disse que pediria ao prefeito que aceitasse a construção de uma unidade prisional no município. A reação imediata sobre o projeto do vereador foi negativa.  Mais tarde, na condição de presidente da “Cidadania”, percebeu que estava certo por vários motivos. Disse que familiares dos presos que os visitam já trazem tudo de sua cidade de origem dada a distancia que os presídios ficam do centro urbano e comercial. Que uma unidade prisional é tocada por, no máximo, 200 funcionários concursados, dentre eles alguns epitacianos. Mas que os mesmos são obrigados a respeitar as regras para o processo de transferência.
Quanto aos aspectos negativos, Mangolin comenta que algumas famílias de presos se mudam para a cidade onde o seus parentes cumprem pena. Que a sociedade, na maioria das vezes, não emprega pessoas ligadas aos encarcerados. “Você contrataria uma doméstica ou babá, desconhecida, e que tem o namorado ou marido preso?” – questiona. Isso, segundo ele, contribui para o aumento dos pequenos delitos e atrai atenção para a possibilidade de assaltos à mão armada e outros crimes, mais violentos, como sequestros-relâmpago, assaltos a pousadas, sítios, chácaras e fazendas. 

5 comentários:

  1. Já deixo claro mais uma vez, como Presidente de uma associação voltada para o desenvolvimento dos serviços turísticos de Presidente Epitácio.
    Este vereador se estiver lendo isso, por favor pare de fazer balburdia com assunto tão sério. Desde pensar numa unidade prisional, pense mais no que levamos para o senhor ha 3 anos, que se chama Parque Industrial Pesqueiro e o senhor nem deu atenção necessária, porque nem em plenário da câmara mencionou nosso projeto. Ainda bem que o presidente da câmara, na época e o atual,mais 05 vereadores entenderam a importante ação de atrair uma industria VERDE para o município e que vai ajudar a empregar muitos epitacianos e, não o contrário em trazer emprego de fora para dentro sem absorver a mão de obra epitaciana. Não adianta mencionar que é concurso publico, todos são iguais, sabemos que isto é disputadíssimo.
    Alem disto como foi mencionado neste diário, o senhor quer atrair mais mazelas, é isto?

    ResponderExcluir
  2. Ajudando ainda mais, senhor blogueiro, porque nao dar o mesmo espaço para o senhor vereador, ele tem o direito de contra-atacar, porque ele é uma pessoa do bem, e talvez por algum motivo mais nobre quis ajudar este momento tão ruim para Presidente Epitácio, que é falta de emprego e renda oriundas nao de comercio interno e sim do setor de produção ou serviços que realmente atraem riqueza externa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nobre vereador tem o direito de propor o que quiser, mas a partir do momento que a cidade inteira está revoltada com essa história de falta de emprego, ele deveria pensar 2 vezes antes de propor estas merdas, pra abafar o que ele nada fez em 4 anos de mandato.

      Excluir
  3. O Nobre Vereador que o Municipio aceita uma Unidade Prisional., porque isso é facil o Governo tem que construir 47 Unidades até o fim de seu governo; Porque o Nobre Vereador uma luta para a instalações de novas Industria no Municipio isso é dificil, é um Legislador sem competencia para isso porque o No bre Vereador tarz para Epitácio o AME, isso sim precisamos mas não Unidade Prisionais, FALTA COMPETENCIA E SOBRA IMBECILIDADE

    ResponderExcluir
  4. O Nobre Vereador que o Municipio aceita uma Unidade Prisional., porque isso é facil o Governo tem que construir 47 Unidades até o fim de seu governo; Porque o Nobre Vereador uma luta para a instalações de novas Industria no Municipio isso é dificil, é um Legislador sem competencia para isso porque o No bre Vereador tarz para Epitácio o AME, isso sim precisamos mas não Unidade Prisionais, FALTA COMPETENCIA E SOBRA IMBECILIDADE

    ResponderExcluir