terça-feira, 15 de maio de 2012

Confapesque 2012

Instituto Cisalpina/MS está convidado
Xavier, Brandão, Dutra e Schebuk
Na viagem de hoje à Brasilândia –MS, o presidente da Aestur, Eduardo Schebuk e o jornalista Gui Duque, apresentaram a Confapesque 2012 ao gerente da Cesp, Fernando Brandão, responsável pela Reserva Particular de Patrimônio Natural Cisalpina.
A Aestur foi apresentada a Brandão pelo presidente do Instituto Cisalpina, Carlos Alberto dos Santos Dutra, o “Carlito” e pelo o secretário da entidade Jair Bezerra Xavier, que  forneceram informações importantes sobre a reserva que devem ser levadas para debate na conferencia. Os dois estão convidados para a Confapesque 2012. Xavier e Dutra confirmaram suas participações na conferência.
Na ocasião aventou-se estudar e discutir a possibilidade do uso sustentável da Cisalpina para Pesca Esportiva - Cota Zero. Proteção do lago natural de reprodução das espécies e fechamento para qualquer atividade de extrativismo.
“O Meio Ambiente agradecerá por estarmos preservando 25 mil hectares. Também serão agraciado o desenvolvimento do Turismo e da  Economia Verde em pratica real na região”- observou Schebuk.
Reserva
De propriedade da Cesp – Companhia Energética de São Paulo, a RPPN Cisalpina possui 6.261 hectares e protege uma área total de 22.886 hectares de varjões de rica diversidade e ainda poucos conhecidos da ciência. A área foi desapropriada para formação do lago da usina hidrelétrica “Engº Sérgio Motta” (Porto Primavera) que, depois de cercada e protegida, transformou-se em um “santuário ecológico, habitat de exuberante fauna, que vive nas croas de matas fechadas, entre os varjões dos rios Verde e Paraná, neste novo Portal do Mato Grosso do Sul”

Um comentário:

  1. Caro blogueiro e jornalista, sua escrita atingiu o ponto certo.
    Estamos tentando discutir uma possibilidade de ajudar ao processo de degradação / depredação existente naquela area, fazendo que a presença da fiscalização seja a partir da educação ambiental e do manejo sustentável assim eliminamos qualquer uso exploratório e de dano perversos ao bioma daquela area tão importante ao nosso lago, por ser um ambiente natural, formado a partir do enchimento do lago reservatório da UHE "Engenheiro Sergio Mota", que agora com a ajuda de todos os envolvidos, Governo Federal (MMA-IBAMA-ICMBio, MPA, MTur), Governo do Estado do MS (Governandor e SEMAC(IMASUL)), Prefeituras de Panorama, Pauliceia, Brasilandia, Bataguassu e Tres Lagoas, Policia Militar Ambiental do MS, Companhia Energica de São Paulo, Instituto de Preservação Ambiental Cisalpina, Colonias de Pescadores de Presidente Epitácio, Panorama/Pauliceia e Brasilandia, mais AESTUR estaremos fechando quem sabe um acordo de manejo sustentável viavel para todos.

    ResponderExcluir